Simp

Está aqui

Associação criminosa. Burla qualificada. Branqueamento. Fraude fiscal. Diligências. MP. DIAP Regional de Évora

26 jun 2024

No âmbito do inquérito dirigido pelo DIAP Regional de Évora, foram realizadas, esta terça-feira, diversas diligências de busca e apreensão na zona de Algarve, mormente em Albufeira, Carvoeiro, Portimão e Quarteira.

Estão em causa factos integradores dos crimes de associação criminosa, branqueamento de capitais, falsificação de documentos, burla qualificada e fraude fiscal.

Investiga-se uma alegada rede organizada que, com recurso a documentos falsos, tem vindo a obter créditos bancários para a segunda habitação na zona do Algarve, o que permitiu à rede criar um vasto património imobiliário e alcançar vantagens ilícitas de vários milhões de euros, lesando entidades bancárias Portuguesas.

Nas referidas diligências foram apreendidos elementos probatórios relevantes conexos com a prática dos factos, nomeadamente instrumentos para a prática dos referidos crimes.

Foram ainda apreendidos diversos telemóveis, numerário, cartões bancários, diversos veículos topo de gama e um iate de elevado valor.

No âmbito das referidas diligências foi dado cumprimento a sete mandados de detenção fora de flagrante delito emitidos pelo DIAP Regional de Évora, sendo que os arguidos serão sujeitos a interrogatório judicial no Juízo de Instrução Criminal de Faro para aplicação das necessárias medidas de coação.

As referidas diligências foram presididas por magistrado do Ministério Público (MP) do DIAP Regional de Évora, assessorado por especialista do Núcleo de Assessoria Técnica (NAT) da Procuradoria-Geral da República, sendo executadas pela Polícia Judiciária (PJ) de Faro.

O inquérito prosseguirá sob direção do DIAP Regional de Évora, continuando o MP a ser assessorado pelo NAT-PGR e coadjuvado na investigação pela PJ de Faro.